silagem
Se você trabalha na pecuária de corte e nunca se preocupou com a interferência dos índices zootécnicos na administração de seus negócio, saiba que, sem o conhecimento deles, fica difícil desenvolver-se nesse setor, consolidar-se e conquistar mercados. Em outras palavras, está na hora de mudar a forma de pensar. Esses dados numéricos representam fatores que estão interligados na bovinocultura: manejo de pastagens, manejo sanitário e nutrição.
"Muitos pecuaristas resistem à ideia de fazer registros zootécnicos e, se o fazem, não são disciplinados e não dão a devida importância aos dados e, muitas vezes, sequer sabem o que fazer com eles", informa o zootecnista Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor da FAZU – Faculdades Integradas de Uberaba, MG, e do curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
O especialista reforça que esses dados são de fato indispesáveis para a boa administração da propriedade, pois são referências que ajudam o pecuarista a aferir o grau de eficiência do manejo de cada fase da bovinocultura. Esses índices são: taxa de prenhez; taxa de natalidade; período de serviço;