Silagem de ramas de Batata Doce
ÍNDICE: 1
1.0 INTRODUÇÃO: 2
2.0- CULTURA DA BATATA-DOCE 4
3.0- IMPORTÂNCIA DA PLANTA 6
4.0- CULTIVARES 9
5.0- SILAGEM 13
6.0- CUIDADOS PRINCIPAIS 15
7.0- CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
8.0- REFERENCIAS: 18
1.0 INTRODUÇÃO: No Brasil a alta do preço da arroba na época seca do ano, como conseqüência da redução na oferta de bovinos para o abate, é observada com freqüência, pois a distribuição irregular das chuvas determina uma produção forrageira abundante no verão e limitada no inverno. Para tanto, tecnologias que possibilitem aumentar a produção de carne no período seco tornam-se importantes (Gattass et al., 2005).
Gastos com nutrição animal representam a maior parte do custo em um sistema de produção. Essa variação na disponibilidade de forragem durante o ano, associada à necessidade de utilização de alimentos de menor custo para ruminantes, tem contribuído para aumentar a procura por novas alternativas alimentares. A utilização de alimentos não convencionais para animais ruminantes é uma alternativa interessante, principalmente com o objetivo de atender às dificuldades dos pequenos produtores, para os quais muitas vezes o custo de alimentação é um impedimento para a criação Culturas forrageiras são dos materiais mais comuns para ensilar. Todas as variedades de grãos também se podem ensilar, além de estrume de aves ou de outro tipo de animais, produtos de madeira, desperdícios de frutas e vegetais, resíduos de palha húmida e produtos de destilaria. Outros materiais menos conhecidos como peixe e produtos de carne podem ser ensilados com a ajuda de ácidos orgânicos e inorgânicos. (Torres,P. 1996)
A batata-doce, Ipomoea batatas L. (Lam.) pertencente à família botânica convolvulaceae, é uma hortaliça tuberosa é originária das Américas Central e do Sul, estendendo-se desde a Península de Yucatam, no México, até a Colômbia. É utilizada na alimentação animal e humana, é uma das plantas de raiz tuberosa