Signo
1. Explique o conceito de signo e aponte suas principais características, de acordo com as diferentes linhas de pensamento (Saussure, Vygotsky, Peirce).
Para Saussure, o signo é composto pelo significado – conceito - e o significante – imagem acústica, seguindo princípios de arbitrariedade na na relação entre significado e significante), linearidade referindo ao significante, a imagem acústica, desenvolvida no tempo), mutabilidade ( ao fato das línguas estarem em processo constante de mudanças e imutabilidade por ser a língua imposta as comunidades, sem que possam individualmente modificá-las.
Para Vygotsky, os signos são formações dinâmicas e não estáticas, seu desenvolvimento é individual, não social. Os signos modificam-se à medida que a criança se desenvolve e, também, de acordo com as várias formas pela quais o pensamento funciona. O significado sim, é estável, e pode ser compartilhado através da comunicação, no entanto, o sentido atribuído emerge da interação verbal
Segundo Peirce o signo representa o seu objeto segundo o seu fundamento, ou seja, o que fundamenta um signo pode fazer com que ele se assemelhe ao objeto, com que haja uma conexão dinâmica com o objeto (índice) ou que o signo esteja fundamentado numa convenção (símbolo).
2. De acordo com o texto, apresente argumentos que aponte a linguagem como um fator de grande importância para o ser humano. Explique qual é a relação entre linguagem e pensamento.
A Linguagem e os processo mentais. Esta organização é fundamental para o entendimento das relações entre pensamento e a linguagem.
“Qualquer pensamento se processa por meio de signos. Qualquer pensamento é a continuação de um outro, para continuar em outro. Pensamento é diálogo (Santella – 1995, p. 19)
Mente interpretadora e signo. Vygotsky chama de “elo de segunda ordem” é a mediação do signo introduzido pela mente interpretadora. Outra definição importante é a noção do signo que “age sobre o indivíduo”.
A relação