significados
Serras são terrenos acidentados com fortes níveis, frequentemente aplicados a escarpas assimétricas, possuindo uma vertente e outra menos inclinada. Uma serra distingue de um maciço pelo fato de um possuir montanhas singulares em vez de agrupadas. São formas em cadeias de montanhas em que pode variar entre 600 a 3000 metros. Elas se expandem ao longo do Brasil, apesar de que no Brasil não existir montanhas e sim cadeias de montanhas. Entre elas exitem serras famosas como a Serra da Mantiqueira e Serra dos Órgãos. Essas serras são de importante valor para a flora e fauna de nosso país.
Pico é o ponto mais alto de uma montanha.
Montanha ou monte (do latim montanea, de mons, montis) é um acidente geográfico. A uma sequência de montanhas chama-se cordilheira. Elas se destacam por apresentar altitudes superiores às das regiões vizinhas. As montanhas mais elevadas resultam de dobramentos, isto é, de forças internas que provocaram enormes dobras nas rochas.
Vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada