Significados e fases do controle na administração de uma organização
Marcelo Henrique Rocha Fernandes
Ana Carina de Sales e Ferraz
Priscyla karine de Almeida Santos
Rodrigo da Cruz Santos de Oliveira
RESUMO
Este trabalho fala sobre “os significados e fases do controle na administração de uma organização”, vamos aprender o significado, as funções os objetivos e as fases do controle na administração. A metodologia usada para a realização deste trabalho foi a pesquisa em livros e sites da internet relacionados ao assunto.
Palavras-chave: controle; administração; fases; organização; significado.
INTRODUÇÃO
Na língua portuguesa, a palavra controle tem um sentido de dominação e, talvez por essa causa, é muitas vezes visto como um procedimento inconveniente e inoportuno. Todavia ele é universal. Quaisquer que sejam as atividades humanas, elas sempre fazem uso do controle, consciente ou inconscientemente. Quando uma pessoa dirige o automóvel, dança ou escreve uma carta, ela compara continuamente a direção, o ritmo ou o significado; e se a atividade de dirigir o carro, dançar ou escrever a carta não estiver de acordo com seus planos, ela efetua as devidas correções.
Em Administração a palavra controle pode assumir vários significados: o primeiro deles como função restritiva e coercitiva, utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos. Neste sentido, o controle apresenta um caráter negativo e limitativo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. É o chamado controle social aplicado nas organizações e na sociedade para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.
O segundo significado apresenta o controle como um sistema automático de regulação. Como tal é utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema. O controle detecta desvios e proporciona automaticamente uma ação