Significado Textual
Grupo de idéias já estabelecidas, que dêem margens para exceções;
Grupo de fatores que fazem parte de um contexto já estabelecido de forma prioritária; de modo que outros fatores passados ou futuros, não mais se encaixem, com coerência, dentro dos fatos já estabelecidos, exceto fatores que incidem juntamente com os fatos em questão.
Exemplo do uso da palavra Contextual:
O pintor que está pintando uma parede quer dialogar sobre, mas enfatiza que, de formacontextual; assim não cabe diálogo que relacionem outros fatos se não os fatos sobre a tinta e pintura em questão.
Palavra eh um elememto que possuii apenas um significado. Ex.: beber agua. Aqui, a palavra agua indica a substancia agua.
Veja a frase seguinte: agua que passarinho nao bebe. nesse caso, a palavra agua significa pinga.
Ou seja: a palavra é um elemento isolado da língua que transmiti apenas uma idéia.
E expressão é uma situação na qual a palavra expressa significado diferente do real.
SEMÂNTICA
Em sentido largo, pode-se entender semântica como um ramo dos estudos lingüísticos que se ocupa dos significados produzidos pelas diversas formas de uma língua. Dentro dessa definição ampla, pertence ao domínio da semântica tanto a preocupação com determinar o significado dos elementos constituintes das palavras (prefixo, radical, sufixo) como o das palavras no seu todo e ainda o de frases inteiras.
Diz-se, por exemplo, que o verbo haver é sinônimo de existir numa frase como “Há flores sem perfume.” Isso quer dizer que seus significados se equivalem. Pode-se também dizer que uma frase passiva como “A praça foi ocupada pelos peregrinos.” é semanticamente equivalente à sua correspondente na voz ativa “Peregrinos ocuparam a praça.”
Dentre os conceitos de semântica indispensáveis para qualquer vestibular, relacionam-se os seguintes:
Sinônimos: formas lingüísticas que apresentam o mesmo significado (coragem/destemor; rápido/ligeiro/lépido).
Antônimos: formas