Significado do pib
O Produto Interno Bruto é o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.
Se o PIB aponta expansão da economia, isso tem influência sobre o bem-estar da população. Quando o país esta crescendo, as pessoas vão sentir os efeitos, não de forma igualitária, porque isso vai depender da estrutura produtiva e de como o cidadão está inserido, mas a qualidade de vida aumenta, porque, quanto mais se produz, a tendência é que mais empregos sejam gerados, que os preços diminuam e que haja mais disponibilidade de produto no mercado. Então isso significa não apenas mais renda para gastar mais também mais produtos disponíveis para comprar.
A forma para o cálculo é a seguinte: * PIB: Consumo Privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações – importações.
São medidas a produção na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimentos das empresas e a balança comercial.
6. Qual o PIB brasileiro ?
Em 2010 a economia brasileira fechou o ano com crescimento de 7,5 %, registrando Produto Interno Bruto ( PIB ) de R$ 3,675 trilhões, segundo dados do IBGE.
6.1 PIB 2011
Em relação ao 4º trimestre de 2010, o PIB ( A preço de mercado do 1º trimestre de 2011 cresceu 1,3%, levando-se em consideração a serie com ajuste sazonal. O maior destaque foi a agropecuária ( crescimento de 3,3% no volume do valor adicionado), seguida da indústria ( 2,2% ) e dos serviços ( 1,1% ) Na comparação com o 1º trimestre de 2010, o PIB cresceu 4,2 % e, dentre as atividades econômicas, destacou-se o aumento dos serviços ( 4% ), seguidos pela indústria (3,5%) e pela agropecuária (3,1%) No acumulado dos 4º trimestres terminados, o primeiro trimestre