Significado de burocracia
Podemos definir burocracia como um excesso de procedimentos que uma pessoa ou empresa deve tomar para obter algo. Geralmente, é resultado de uma falta de eficiência por parte dos órgãos governamentais. A burocracia dificulta a criação de empresas e o funcionamento da economia. Outro problema é que, num mercado internacional disputado, a burocracia brasileira torna o produto nacional mais caro e menos competitivo.
Frase Exemplo:
Para abrir uma empresa no Brasil existe uma burocracia exagerada.
Explicação da frase:
De fato, uma pessoa que decide abrir uma empresa no Brasil se depara com uma burocracia exagerada. São diversos formulários e documentos para preencher e apresentar, além do comparecimento em diversos órgãos governamentais. As taxas que devem ser pagas também dificultam o processo. Além de tudo isso, o tempo para se abrir uma empresa no Brasil é um dos mais demorados do mundo.
Palavras derivadas:
Burocrata (que trabalha em funções que exigem procedimentos burocráticos, que toma medidas burocráticas), burocrático (ato que envolve burocracia).
Textos relacionados:
Não há.
Disfunções da Burocracia: 1. Internalização das regras: Elas passam a de "meios para os fins", ou seja, às regras são dadas mais importância do que às metas. 2. Excesso de Formalismo e papelatório: Torna os processos mais lentos. 3. Resistências às Mudanças. 4. Despersonalização: Os funcionários se conhecem pelos cargos que ocupam. 5. Categorização como base no processo decisorial: O que tem um cargo maior, toma decisões, independentemente do que conhece sobre o assunto. 6. Superconformidade as Rotinas: Traz muita dificuldade de inovação e crescimento. 7. Exibição de poderes de autoridade e pouca comunicação dentro da empresa. 8. Dificuldade com os clientes: o funcionário está voltado para o interior da organização, torna dificil realizar as necessidades dos clientes tendo que seguir as normas internas. 9. A Burocracia