Significado cor preta
TEORIA E PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES
Aula estruturada 6: psicologia das cores.
PRETO.
Preto é a ausência de luz, portanto não é cor. Pode ser utilizada com quaisquer outras cores ou fazendo contrastes entre tons fortes e fracos para não deixar o ambiente monótono. Se utilizada de forma coerente, é ideal para compor ambientes nobres, luxuosos e clássicos. O preto pode até tornar-se alegre e expressiva, e quando combinada corretamente com outras cores pode até realçá-las. Responde muito bem aos ambientes de trabalho, comerciais e até mesmo residenciais, quando modernos e sofisticados. O preto em Design de Interiores remete a poder, responsabilidade e imponência.
Por absorver a luz ele diminui o tamanho do objeto.
Influências emocional.
Preto não é considerado cor, ele atua no físico e na mente, é deprimente, evoca sombra, frio, caos, angústia, tristeza, o inconsciente, o nada, impessoal, luto, elegância, solidez, poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar.
Influencias material.
Sujeira, sombra, funeral, noite, carvão, fumaça, condolência, morto, fim, coisas obscuras.
Exemplo de um ambiente com o uso do preto de forma ERRADA.
Ambiente muito contrastante com a utilização dos opostos, preto e branco.
Inquietante.
Pesado.
Os lustres estão em tamanho desproporcional. Deixou o quarto com aspecto cansativo e monótono. Exemplo de um ambiente com o uso do preto de forma CORRETA.
Ambiente Casa Cor 2012, a utilização do verde nos sofás, marcação do piso e estante conseguiram equilibrar o uso do preto, deixando o espaço mais alegre.
Objetos na cor branca, iluminação natural e luzes trouxeram leveza ao ambiente.
Referencias.