SIGMUND FREUD
Sigmund Freud
Trabalho de Psicologia
Aderson Soares De Souza RGM:11678
Mogi das cruzes SP
Junho/2015
“Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido, ou parecem inúteis e, por mais que a gente pense numa forma de empregá-las elas parecem não servir.
Então a gente não diz, apenas sente.”
Índice
1.Quem foi Sigmund Freud?
2. Biografia
3. Maturidade
4. Últimos anos e morte
5.Pensamento e Linguagem
6. Teoria da Representação
7. Teoria do processo de pensamento
8. Processo Primário
9. Processo Secundário
10. Linguagem e Psicanálise
11.Inovações de Freud
12. Cocaína
13. Divisão do Inconsciente
14. Libido
15. Crítica ao modelo psicossexual
16. Críticas a Freud
17. Pacientes de Freud
18. Discípulos de Freud
19. Obras
20. Referências
21. Ver também
22 .Ligações externas
Quem foi Sigmund Freud?
Sigmund Freud
Sigmund Schlomo Freud (Freiberg in Mähren, 06 de maio de 1856, Londres, 23 de setembro de 1939 ), mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médiconeurologista e criador da Psicanálise. Freud nasceu em uma família judaica, em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco. Atualmente a localidade é denominada Příbor, na República Tcheca.
Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente. Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, conhecida como libido, assim como suas