Siglas Glossário
Dr. Fábio Luís Peterlini
Responsável Técnico
CRM-SP 54289
Sumário
O que não usar no registro dos prontuários
6
Itens de prescrição e controles
7
Exames
12
Gerais
18
UTI e Cardiologia / Pneumologia
27
Pediatria e Ginecologia / Obstetrícia
34
Infectologia
39
Neurologia e Psiquiatria
40
Renal Metabólico
42
Oncologia / TMO / Hematologia
43
Gastroenterologia
45
Ortopedia
47
Enfermagem
47
Otorrinolaringologia / Buco Maxilo
47
Fonoaudiologia
48
Fisioterapia
49
Nutrição
51
Introdução
Introdução
De forma a zelar pela segurança dos pacientes atendidos nesta
Instituição, e garantir que esta segurança permeie todos os processos clínicos e assistenciais atrelados ao histórico de atendimento do paciente, a Rede São Camilo recomenda a todos os profissionais de saúde que evitem, sempre que possível, o uso de siglas e abreviaturas no registro de prontuários e documentos afins. Tais abreviações, por vezes, geram falhas na comunicação entre os profissionais, com graves consequências aos pacientes. A transcrição e o registro das palavras por extenso, por sua vez, evitam mal-entendidos entre as equipes multidisciplinares que atendem o paciente, contribuindo para a segurança do paciente.
Sabemos, entretanto, que o uso de siglas e abreviaturas é uma prática universal, já incorporada ao cotidiano profissional dos profissionais de saúde, como forma de otimizar e agilizar o registro de informações frente à sempre crescente demanda de pacientes atendidos em clínicas e hospitais.
Face a este entendimento, padronizamos neste manual as siglas e abreviaturas que podem ser utilizadas no registro de documentos, na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. A utilização deste manual é obrigatória!
De forma a contemplar e preservar as siglas e abreviaturas empregadas em diferentes setores do Hospital, em