SIG - Na Produção
Em uma empresa, pode haver a existência de um padrão de administração, o encaixamento de um método para disponibilizar informações utilizadas para a estrutura decisória empresarial. Esse método é o Sistema de Informação Gerencial (SIG), onde Oliveira (2008) define os sistemas de informações gerenciais como processos utilizados para transformar dados em informações que auxiliem no processo decisório da empresa.
Nas empresas sempre houve algum tipo de sistema de informação gerencial, mesmo que não o tenham chamado como tal. Historicamente esses sistemas eram muito informais em sua montagem e utilização. A tentativa de usar com eficácia os computadores em seu advento, levou a identificação e ao estudo dos sistemas de informação e ao planejamento, à implementação e à revisão de novos sistemas.
Para esse artigo coloca-se o objetivo de responder a melhor forma de se saber dentro de uma empresa, nos bens e serviços de cada produto, as fundamentais perguntas para um boa organização empresarial, Como Produzir? Quando Produzir? Quanto Produzir? e Onde Produzir? .
O SIG tem a grande necessidade de ser abordado pelas pesquisas e publicidades, por não ser conhecido por muitos gestores e principalmente no tema a ser abordado, a aplicação do SIG a produção.
2 – SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Cada sistema de informação deve ser desenvolvido para atender a organização de cada empresa, onde as áreas funcionais atuam no ciclo de vida de um recurso e possibilita que os objetivos e a missão da empresa sejam atendidos. As principais áreas funcionais dos SIGs são: Produção, Vendas e Marketing, Recursos Humanos e Finanças e Contabilidade. Na área funcional de Produção, colocam-se três pontos de atividades, para a realização adequada do SIG:
• Fabricação: no processo produtivo, na programação e no controle;
• Qualidade: na programação e no controle;
• Manutenção: na preventiva e na corretiva.
A função dos Sistemas de Informações é ajudar no controle efetivo