Siemens
O presente trabalho, centra-se na macroeconomia e a contabilidade nacional, onde se irá tratar dos principais agregados macroeconomicos, objectivos e instrumentos dessa economia e as três ópticas de medição do produto e do rendimento na contabilidade nacional e as formas de medição do poduto interno bruto (PIB). 2. OBJECTIVOS * Geral: * Conhecer os principais agregados macro-económicos e contabilidade nacional. * Específicos: * Mostrar os instrumentos macro-económicos; * Indicar as diversas fórmulas para cálculo do PIB; * Falar da contabilidade nacional; * Mostrar as 3 ópticas da medição do produto e do rendimento da contabilidade nacional.
3. Os principais agregados macro-económicos e contabilidade nacional
4.1. Objectivos da Política Macroeconómica:
A Política Macroeconómica está relacionada à economia no sentido macro ou agregado, em que o seu objectivo fundamental é o nível elevado e de crescimento rápido do produto, o emprego elevado, os preços estáveis e o comércio internacional. Este analisa esses elementos para avaliar o desempenho global da economia. 4.2.1. Produto
Consiste em alcançar o nível elevado e o crescimento rápido do produto.
A medida usada é o Produto Interno Bruto (PIB) que é a quantificação do valor do mercado de todos bens e serviços finais produzidos num determinado período num país. Esta quantifica a produção de estrangeiros e de nacionais.
Existem dois tipos de PIB: * PIB Efectivo - representa o nível de produto alcançado ou gerado numa economia face aos factores de produção. * PIB Potencial - representa o nível sustentado máximo de produto que a economia pode gerar.
Formas de medição do PIB:
P=>Preço;
Q=>Quantidade. * PIB nominal (PIBnom) - é medido com preços correntes do mercado, que estão sujeitos a infação. Fórmula: PIBnom=Pcorrente*Qcorrente | * PIB real