Siemens guide
Especialização em Gestão de Projetos
Ética
Wilton Borges dos Santos wilton.santos@pucpr.br Escola de Negócios
Ética
• Aspectos Gerais
– 1. Senso moral – 2. Consciência moral – 3. Ética – 4. Modelos éticos
Escola de Negócios
1
19/08/2011
1. Senso moral e consciência moral
• É no seio da cultura e da tradição, nas diversas instituições sociais - como a Família, o Estado, o Trabalho, a Escola, a Igreja - que desenvolvemos a sensibilidade e a consciência moral. • Consideremos os exemplos a seguir:
(Conf. CHAUÍ.1997, p. 334-337)
Escola de Negócios
• 1. 1 – Pelo senso de justiça e injustiça:
– Sensibilizamo-nos quando vemos um inocente sendo punido por um crime que não cometeu. – Um empregado sendo despedido injustamente. – Um processo seletivo cujos critérios são alheios à profissão. – Entre outros.
Escola de Negócios
2
19/08/2011
• 1.2 – Pelo senso de certo e errado que:
– Sentimos culpa ou vergonha quando não controlamos nossos impulsos e ofendemos alguém. – Ou mesmo quando por um sentimento de indiferença não nos envolvemos com situações nas quais poderíamos contribuir.
Escola de Negócios
• 1.3 – Pelo senso de mérito e grandeza da alma que:
– Avaliamos as pessoas e as consideramos honrosas, honestas e dignas pelas suas palavras, ações, trabalho. – Por meio de gestos identificamos pessoas generosas, solidárias e delas nos aproximamos.
Escola de Negócios
3
19/08/2011
Pelo senso moral aprendemos a nos relacionar com o mundo e com as pessoas. É assim que a realidade em geral não nos é indiferente.
Escola de Negócios
2. Consciência moral
• Por vezes nos angustiamos com questões que impactam nossas vidas e de outras pessoas. Essas dúvidas colocam à prova nossa consciência moral e solicitam respostas racionais que justifiquem nossas decisões, para nós mesmos e para os outros.
Escola de Negócios
4
19/08/2011
DEVO?
QUERO?
POSSO?
?
Escola de Negócios
Somos todos