Sida
A SIDA é provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), que entra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
A transmissão pode acontecer de 3 formas:
• Relações sexuais
• Contacto como sangue infectado
• Mãe para filho durante a gravidez, parto e pela amamentação.
Para prevenção
Usar sempre preservativo nas relações sexuais, não partilhar agulhas seringas material usado de preparação de drogas injectáveis e objectos cortantes. Também é preciso atenção á utilização de objectos uma vez que se estiverem em contacto com sémen, fluidos vaginais e sangue infectados, podem transmitir o vírus.
Contágio Através do sangue, sémen, fluidos vaginais leite materno e provavelmente dos fluidos pré-ejaculatórios dos seropositivos.
A forma mais perigosa de transmissão é através de uma seringa com sangue contaminado, já que o vírus entra directamente na corrente sanguínea. O contágio pode ocorrer em todos os tipos de relação, seja vaginal anal ou oral já que as secreções vaginais ou esperma, mesmo que não entrem no organismo podem facilmente contactar com pequenas feridas e cortes existentes na vagina, ânus, pénis e boca. As relações sexuais com mais riscos são as anais.
Sintomas A fase aguda da infecção com VIH ocorre uma a quatro semanas após o momento do contágio. Algumas pessoas apresentam sintomas semelhantes aos de uma gripe como febre, suores, dor de estômago, dores nos músculos e articulações, fadiga, dificuldades em engolir. Algumas pessoas também perdem peso e outras ocasionalmente podem perder a mobilidade dos braços e pernas, mas recuperam-na passado pouco tempo.