sida
O que é a SIDA?
O VIH é um vírus que ataca e destrói o sistema imunitário do nosso organismo, isto é, destrói os mecanismos de defesa que nos protegem das doenças. O VIH atua nas células do sistema imunitário. Depois de entrar nas células, o VIH começa a agir e integra-se no código genético das célula infetadas (ADN).
As células atingidas pelo vírus são os Linfócitos T, que são utilizados pelo vírus para se replicar. Um indivíduo infetado pelo VIH, progressivamente, revela-se débil, frágil, podendo contrair ou desenvolver infeções muito
Este vírus pode permanecer “adormecido” no organismo, sem manifestar sinais e sintomas durante algum tempo. Neste período, os indivíduos infetados com o VIH, são chamados de seropositivos. Como se transmite?
O vírus VIH encontra-se no sangue, no sémen, no líquido pré-ejaculatório, nos fluidos vaginais de pessoas infetadas e no leite materno. Assim, a transmissão do vírus só pode ocorrer se estes fluidos corporais entrarem diretamente em contato com o corpo de outra pessoa pela via sexual e/ou sanguínea.
Existem 3 três formas de transmissão:
1 – Sangue
A principal causa de transmissão ocorre através da partilha de agulhas, seringas e objetos utilizados no consumo de drogas que possam conter sangue contaminado. Também outros objetos que estejam em contacto com o sangue como as lâminas de barbear, piercings, instrumentos de tatuagem e de furar as orelhas e alguns utensílios de manicura e/ou pedicura. Dar sangue também não é um problema já que é testado e utilizado material descartável e esterilizado.
2 – Relações sexuais e secreções sexuais (líquido pré-ejaculatório, esperma e secreções vaginais) As secreções sexuais de uma pessoa infetada, podem transmitir o VIH sempre que exista uma relação ou contacto sexual (vaginal, oral ou anal) sem proteção. Muitas vezes, basta uma relação sexual não protegida para podermos ser infetados.
3 – Gravidez
O VIH pode ser transmitido da mãe para o seu bebé