Siastema Unico
574 palavras
3 páginas
A Constituição Federal de 1988 a criação de um espaço para a participação da população na perspectiva de garantir e efetivação do controle social e exercício de cidadania. Com isso a população passa a ter a oportunidade de vigiar, controlar e até mesmo influenciar as decisões públicas no trato das políticas sociais, dentre estas a de saúde com a fiscalização e execução da política de saúde na direção de atender as reais necessidades de saúde na comunidade, onde em alguns estados e municípios são formados os Conselhos de Saúde onde pessoas de varias diretrizes formam o conselho com o mesmo propósito, o de melhoria na saúde da sociedade.Na saúde pública dos municípios, o controle social se apresenta como maior instrumento de defesa social do Sistema Único de Saúde -SUS, o que significa a sociedade participando na luta pela democracia, uma qualidade de vida e na defesa de uma política de saúde pública transparente.
Segundo CARVALHO, 1995, p. 8 “o controle social é uma expressão de uso recente e corresponde a uma moderna compreensão de relação ao Estado – Sociedade, onde a esta cabe estabelecer práticas de vigilância e controle sobre aquele” no meu ponto de vista isto quer dizer que todo cidadão tem obrigação de controlar, vigiar e decidir o que é melhor para a saúde da sociedade, sendo que a realidade é bem diferente dos que muitos pensam. hospitais estão passando por um caos, onde pacientes esperam horas nas filas para serem atendidos, (quando são atendidos), médicos não são tão profissionais como deveriam ser.
Segundo o Sistema Único de Saúde:
O Sistema Único de Saúde - SUS - foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 e nº 8.142/90, Leis Orgânicas da Saúde, com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à Saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro sob qualquer pretexto, para mim significa que o SUS oferece