Sia Meridional Pol Tica
Índia
República da Índia é uma democracia parlamentar centrada no federalismo. O Presidente é o chefe de Estado e detém poderes de reserva, enquanto o Primeiro-ministro é o chefe de governo. A Índia é considerada a maior democracia do planeta desde seu longo processo de independência, durante o qual se destacaram pessoas como Mahatma Gandhi.
Paquistão
Oficialmente uma república federativa, o Paquistão tem uma longa história de alternância entre democracia eleitoral e o autoritarismo. As eleições mais recentes ocorreram em outubro de 2002. O país é parlamentarista, tendo atualmente como presidente da república o general Asif Ali Zardari e como primeiro-ministro Yousuf Raza Gillani.
Myanmar
Myanmar é actualmente um regime militar com capital em Nay Pyi Taw, governado por uma junta militar, sob a chefia do General Than Shwe. Sua Constituição, promulgada a 3 de janeiro de 1974, está suspensa desde 1988. Em 2004, o governo convocou uma nova constituinte, dessa vez sem a participação dos partidos de oposição.
Mianmar adotou o atual nome em 1989, a partir da redução de seu nome (em birmanês, Pyidaungzu Myanma Naingngandaw, "União de Mianmar"), em detrimento ao antigo nome de Birmânia, embora este último nome ainda seja reconhecido por alguns países.
É composta por 7 estados (Chin, Kachin, Kayin, Kayah, Mon, Rakhine e Shan) e sete divisões administrativas (Ayeyarwady, Bago, Magway, Mandalay, Sagaing, Tanintharyi e Rangoon).
Obteve a sua independência do Reino Unido em 4 de Janeiro de 1948, sendo esta a data do seu feriado nacional.
Bangladesh
O Bangladesh tem um regime parlamentar, unicameral. A Assembleia Nacional é o órgão legislativo e os mandatos dos 345 deputados são renovados em cada 5 anos.
O presidente do Bangladesh é eleito pela Assembleia Nacional para mandatos de 5 anos com poderes limitados, exceto durante as negociações para um novo governo.
O primeiro-ministro é nomeado pelo presidente de entre os membros da maioria parlamentar.