Shua Shua
SÃO PAULO
2013
E.E. PROFESSOR JOÃO BORGES
ENSINO MÉDIO
LUISA ZAINA MATIAS
Nº 29 – 3º ANO E
ELETROMAGNETISMO
Trabalho sobre eletromagnetismo
Apresentado por Luisa Zaina,
À Escola Estadual Profº João Borges
Na disciplina Física
SÃO PAULO
2013
Introdução
Como todos nós sabemos a eletricidade sempre fez parte da vida das pessoas, mesmo antes da invenção dos aparelhos elétricos. Afinal, sempre existiram os relâmpagos - que são descargas elétricas.
Eletromagnetismo
O eletromagnetismo é a área da Física responsável por analisar e estudar as propriedades magnéticas e elétricas da matéria. Sobretudo, em particular, as relações entre tais propriedades. Segundo uma lenda da Grécia, um pastor, de nome Magnes, ficou muito surpreso ao perceber como a bola de ferro que estava em seu cajado ficava atraída por uma pedra específica e bem misteriosa: o âmbar – ou “elektron” do grego. Essa pequena história, independente de ser fato ou ficção, expõe claramente o interesse que o homem tem, desde sempre, pelos fenômenos relativos à área da eletromagnética.
Outra definição, essa mais científica e aprofundada: o magnetismo é entendido como um fenômeno básico no processo de andamento de geradores, motores elétricos, na reprodução de voz e de imagens, no armazenamento de memória de aparatos tecnológicos, como os computadores, entre outras aplicações.
Indução eletromagnética
Faraday descobriu que uma corrente elétrica era gerada ao posicionar um imã no interior de uma bobina de fio condutor. Deduziu que se movesse a bobina em relação ao imã obteria uma corrente elétrica contínua, efeito que após comprovado recebeu o nome de indução eletromagnética. A indução eletromagnética é o princípio básico de funcionamento dos geradores e motores elétricos, sendo estes dois equipamentos iguais na sua concepção e diferentes apenas na sua utilização.
No gerador elétrico, a movimentação de uma