Show
Trabalho de METEP
Crenças e Costumes populares.
Podemos perceber que os costumes populares estão presentes em nosso dia a dia. Crenças, costumes entre outros nomes, esses costumes são passados de geração a geração, sendo utilizados em diversos ambientes e lugares, como na construção civil ou até mesmo na agricultura.
As pessoas sempre conseguiram se adaptar a novas ideias ou a ideias antigas, como de costume temos sempre a influencia de muitas pessoas em nossas vidas, sempre buscando melhorar nosso viver. Regras de como fazer alguma coisa sempre existem, mas nos conseguimos dar o nosso jeitinho para que sai como nos quisermos.
Os costumes populares na construção civil são evidentes, para fazer uma casa ou reforma usamos técnicas que não aprendemos na escola ou na faculdade, e sim com amigos ou parente. Em comunidades as pessoas geralmente ajudam umas as outras quando um vizinho quer reformar a casa construir uma ou mesmo outras formas de construção, o famoso “montinho” é presente em situações assim, sempre construídas por pedreiros e seus ajudantes quer nunca frequentaram se quer a escola, e nem chegaram perto da faculdade, e mesmo assim as casas se erguem e não acontece nenhum tipo de desastre ou acidente. Vários conhecimentos da engenharia são retirados de crenças populares e usados de forma mais tecnológica em outras construções.
Alguns exemplos de Crenças e costumes populares.
1- Não se devem cortar as unhas aos bebes com a tesoura, pois se o fizerem custa-lhes a falar. Devem ser cortadas com os dentes da mãe.
2- As crianças não devem beijar um espelho porque lhes custará a falar. Assim como também não se devem beijar duas crianças que ainda não falam.
3- Para terem boa memória as crianças devem comer salsa crua.
4- Para tirar o medo às crianças devem comer a crista de um galo atrás da porta da entrada da casa.