Show
Diferenças entre FAT e FAT32
O sistema FAT (ou FAT16) consegue trabalhar com 65536 clusters (Clusters são utilizados nos sistemas mais modernos e representam a unidade lógica de acesso. O tamanho de um cluster depende do tipo do disco, variando desde um simples setor até um conjunto de vários setores). Esse número é obtido elevando o número 2 a 16 (daí a terminologia FAT16). É importante frisar que o tamanho do cluster deve obedecer também uma potência de 2: 2 KB, 4 KB, 8 KB, 16 KB e 32 KB, ou seja, não é possível ter cluster de 5 KB, 7 KB, etc. O tamanho dos clusters no sistema FAT também é uma potência de 2. O limite máximo de tamanho para uma partição em FAT16 é de 2 GB (correspondente a 2 elevado a 16).
Já no caso do sistema de arquivos FAT32, não é possível ter clusters de diferentes tamanhos. O tamanho máximo da partição em FAT32 é de 2 TB.
O FAT32 também é mais confiável, além disso, este sistema também consegue posicionar o diretório principal em qualquer lugar do disco. Fora o fato de que no sistema FAT, havia uma limitação no número de entradas que podiam ser alocadas no diretório principal (512 arquivos e/ou pastas). Não há essa limitação no FAT32.
O que é VFAT?
VFAT é a sigla para Virtual File Allocation Table. Trata-se de um sistema introduzido no Windows 95. Ele possui as mesmas características do sistema FAT, mas pode suportar nome de arquivos longos. O sistema de arquivos FAT só trabalha com nomes no estilo 8.3 (8 caracteres para o nome e 3 para a extensão, como "palavras.txt").Com Sistema de Arquivos o VFAT, é possível ter nomes de arquivos com até 256 caracteres mais 3 para a extensão. O sistema FAT32 herdou todas as características do VFAT.
NTFS - New Technology File System
Surgiu para o Windows NT. Disponibiliza um sistema de arquivos flexível, adaptável, altamente seguro e confiável.
O NTFS possui características importantes: confiança, pois permite que o sistema operacional se recupere