Short paper Ambiente Cooperativo
Curso de Administração, 1º Período
Disciplina: Introdução à Administração,
Professor: Rubens Santos
Aluna: Maria Ester Meneses Rolim
Ambiente Cooperativo
O presente estudo tem por finalidade definir as organizações no ambiente cooperativo e descrever os seus elementos, as disfunções, a importância da tecnologia e seu papel na eficácia das organizações, e a organização como um sistema comportamental. Uma organização é uma combinação de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo. Sendo assim, elas são o principal cenário onde se desenrola o processo administrativo, porém são muito diversificadas quanto ao tamanho e forma, produtos, serviços, recursos e áreas de atuação. Além de recursos e objetivos, as organizações tem dois elementos importantes que são a divisão do trabalho e os processos de transformação.
Organizações são grupos formais, e por isso regido por regulamentos, ou seja são burocráticas, elas apresentam três características principais que as distinguem dos grupos informais: formalidade, que são os regulamentos que estipulam os direitos e deveres dos participantes, a impessoalidade que significa que na organização o que conta é o cargo, não a pessoa, os subordinados obedecem a lei, a autoridade é obedecida porque representa a lei, e por último o profissionalismo, onde o profissional tem na organização o seu meio de vida, ou seja como fruto de sua participação na organização, eles obtêm os meios para a sua subsistência.
Todas as organizações contem os três elementos do tipo ideal de burocracia, em maior ou menor grau, ao mesmo tempo diferem entre si porque apresentam disfunções que as tornam ineficientes e ineficazes, essas disfunções existem porque as organizações são sistemas humanos e não mecânicos. Há disfunções quando há excesso de regulamentos para controlar tudo, e pessoas demais para fiscalizar o cumprimento dos regulamentos, a valorização da hierarquia, quando há a defesa de interesse pessoal ou de