Short communication
Extração do óleo volátil de Cymbopogon citratus
Bárbara Klein Felippsen¹ e Aline Barcella¹ barbarakleinf@gmail.com e aline_barcella05@hotmail.com
¹Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS,
Av. Unisinos, nº 950, CEP 93022-000, São Leopoldo (RS), Brasil.
Curso de Farmácia.
RESUMO
A espécie Cymbopogon citratus, conhecida como capim-limão, é amplamente utilizada para fins medicinais e tem o uso nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos e perfumaria, devido ao óleo volátil¹. Tem-se como objetivo este trabalho a extração do óleo volátil de C. citratus, obtido através da técnica de destilação por arraste de vapor, em aparelho tipo Clevenger, e realizou-se uma discussão sobre os possíveis fatores que influenciaram a extração. Obteve-se 0,1mL de óleo essencial de C. citratus, com rendimento equivalente a 1,25mL/100g. Fatores como as condições ambientais são capazes de causar variações significativas².
Palavras chaves: Cymbopogon citratus; oléo volátil; extração
INTRODUÇÃO
As plantas medicinais, como qualquer outra cultura, necessitam de diversas técnicas de cultivo, colheita e pós-colheita, a fim de determinar métodos que proporcionem, concomitantemente, maior acúmulo de biomassa e de constituintes químicos de interesse³.
O capim-limão, também conhecido como capim cidreira ou erva cidreira, é uma planta perene, herbácea, pertencente à família Poaceae, que tem origem nas regiões tropicais e semi-tropicais da Ásia, mas que se adapta bem na América do Sul e do Norte, na África e em outros continentes tropicais4. O capim-limão é cultivado principalmente para a utilização como aromatizante na indústria de perfumaria e cosméticos, devido ao odor característico de limão e seu óleo volátil.
A ISO (International Standard Organization) define óleos voláteis como produtos obtidos de partes das plantas através de destilação por arraste com vapor d’água. De forma geral, são misturas complexas de substâncias voláteis,