shopper marketing
O pressuposto básico para o desenvolvimento e implementação de ações de Shopper Marketing é o profundo entendimento do consumidor e de como é influenciada a experiência no PDV. Se considerarmos as abordagens tradicionais de comportamento de compra (reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e pós-compra ):
1º Fase-Planejamento,O que eu quero, onde vou comprar; Conhecimento=Fora da loja
2º Fase-Compra,o que eu considero, o que eu compro;
Atração=Entrada da loja e da seção;
Engajamento=No corredor
Persuasão= Na gôndola
3 Fase-Consumo, A experiência, a avaliação; Compra= Produto na cesta de compras
Neste exemplo, os estímulos de Marketing relacionam-se com o comportamento do shopper e envolvem aspectos de produtos, preço, local (ambiente) e promoção.
Do ponto de vista do shopper, descontos de preços, design da loja e embalagem de produto é Marketing.
Aspectos de segmentação e aplicação ao Shopper Marketing
Diferentes grupos de shoppers reagem de forma distinta aos aspectos relacionados à loja, conforme suas expectativas. Neste sentido, a segmentação de Shoppers pode ser desenhada segundo três concepções : Segmentação objetiva, segmentação subjetiva e segmentação por missão de compra.
Enquanto a primeira contempla demografia, hábitos de compra e estilos de vida, a segunda envolve aspectos atitudinais e psicológicos. Já a segmentação por missão de compra representa a linha de pensamento mais recente em Shopper Marketing. A compreensão deste tipo de segmentação começa com o entendimento de cinco perguntas: Quem? Quando ? Onde ? O que ? Porque ? É preciso identificar claramente quem são as pessoas envolvidas na compra, as circunstâncias e período do dia em que compram o lugar da ocasião de compra, que necessidades são relevantes para a ocasião e quais aspectos emocionais estão envolvidos. A partir deste entendimento, as