shine
‘’ Todas as permutas comunicacionais ou são simétricas ou complementares, conforme se baseiam na igualdade ou na diferença. ‘’
Devemos considerar as relações entre dois indivíduos como suscetíveis de alteração, de tempos em tempos, mesmo sem qualquer perturbação de origem externa. Assim devemos examinar como essas reações afetam o comportamento ulterior de B e o efeito deste em A e vise, versa.
Muitos sistemas de relações tanto entre indivíduos quanto entre grupos, contem uma tendência para mudanças progressivas. Como por exemplo no filme o pai de David que obtém um cultura de educação rígida e em que não tinha muitas coisas pela condição de seu pai e que leva isso para seus filhos que vivem em uma época diferente com condições distintas, e com isso seu filho David vive esta relação como submisso, e que encoraja esta afirmação da cultura de seu pai ser “superior “ e acaba exigindo mais um submissão de seus filhos e em especial David. Contudo temos assim, um estado de coisas progressivos e , a menos que outros fatores estejam presentes para restringir os excessos de comportamento imperativo e submissos, A ( Pai ) tornar-se necessariamente mais imperativo e B ( David ) cada vez mais submisso, essa mudança ocorrera quer A e B sejam indivíduos independentes. Essa mudança progressiva podem ser descritas como cismogênese complementar.
Entretanto existe um outro padrão de relações entre indivíduos ou grupos de indivíduos que contem igualmente os agentes da mudança progressiva. EXEMPLO FILME. Então a esse tipo de mudança progressiva poderemos chamar cismogênese simétrica.
Mas esses dois padrões passaram a ser usados sem referencia ao processo cismogenético e, atualmente, são apenas citados como interação simétrica e complementar.
Na interação simétrica; os indivíduos tendem a refletir o comportamento um do outro, minimizando as suas diferenças e ampliando as semelhanças comunicacionais. Nesta relação um parceiro não impõe uma ralação complementar