Shiatsu Tratamento De Burnout
BURNOUT
O Síndrome de Burnout é um fenómeno psicossocial diretamente relacionado com o mundo laboral e refere-se a uma reação ao estado de exaustão e diminuição de interesse relativo ao trabalho, em que, o que a este diz respeito deixa de ter importância e qualquer esforço pessoal parece ser inútil. Trata-se de uma fadiga extrema que resulta de uma tensão emocional crónica associado a um período de esforço excessivo com intervalos demasiadamente curtos para recuperação. Burnout é um termo inglês: burn=queima e out=exterior, sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de estresse consome-se física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço.
Os efeitos emocionais são:
Ansiedade, apatia, tédio, depressão, fadiga, sentimento de culpa, vergonha, irritabilidade, mau humor, tristeza repentina, baixa auto-estima, tensão, nervosismo e solidão.
Os efeitos mentais são:
Incapacidade para tomar decisões, para se concentrar, deterioração da memória, hipersensibilidade à crítica e incapacidade momentânea de reacção.
Os efeitos sobre o comportamento são:
Predisposição para acidentes, consumo de drogas, explosões emocionais, comer, beber e fumar em excesso, irritabilidade, condutas impulsivas, alterações da fala, risos nervosos e incapacidade para o descanso nocturno.
Os efeitos laborais são:
Absentismo, falta de companheirismo, ausência de satisfação no desempenho da profissão e baixa produtividade.
Os efeitos no organismo são:
Doenças coronárias, níveis elevados de colesterol e de ácido úrico e perda de defesas do sistema imunológico.
As estratégias a serem utilizadas pelos professores para lidar com o stress são:
• Realizar atividades de relaxamento;
• Organizar o tempo e decidir quais são as prioridades;
• Manter uma dieta balanceada e fazer exercícios;
• Discutir os problemas com colegas de profissão;
• Tirar o dia de folga;
• Procurar ajuda profissional quer na medicina