ShellSort
Beatriz Oliva de Queiroz Bomfim
Luiz Alberto Freire Gonçalves Júnior
UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
DCET – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Cx. Postal 95 – CEP 45.083-900 Vitória da Conquista (BA) bi_3d_fashion@hotmail.com luizfreirejunior@hotmail.com
Resumo: Este artigo é um modelo de como deve ser implementado um artigo enviado à Revista Eletrônica de Iniciação Científica da SBC. Ele tem apenas este objetivo, definindo, para isto, tipos de fontes e parágrafos, bem como margens da página para quem quiser construir seu próprio modelo em seu editor preferido. Existem modelos prontos para os editores LaTeX, MS Word e Star Office que podem ser copiados da URL http://www.sbc.org.br/reic/submissaodeartigosformatacao.html.
Palavras Chaves: SBC, artigo, iniciação, científica, margens.
1 Introdução A tendência de informatização de processamento de dados em sistemas só aumentou nos últimos anos. Dados esses catalogados em listas e tabelas, que em computação denominam-se matrizes.
Quando trabalhamos com dados em matrizes há a necessidade de organizá-los para agilizar assim o processo de pesquisa. Organizando então por ordem crescente ou decrescente, caso não haja essa ordenação se torna custoso e demorado a busca de dados.
Para manipulação de poucos dados a ineficiência da desordenação pode não ser notória, mas, ao se tratar de grandes Bancos de Dados o tempo de processamento pode não favorecer ao sistema e ao usuário.
Sendo assim, criou-se alguns métodos (algoritmos) de ordenação de matrizes, cerca de 14, subdivididos em 2 categorias: O (n²) e O (n log n).
Como definir então o melhor? Isso vai depender do problema e as características dos dados. Este artigo discorre sobre o algoritmo de ordenação Shell Sort, criado por Donald Shell em 1959, publicado pela Universidade de Cincinnati [Azeredo 1996].
Pertencente a categoria O (n²), ou seja, de complexidade quadrática, foi