Shantala
O objetivo desta técnica além de uma aproximação de mãe e bebê, é o alívio de cólicas, relaxamento, sono mais tranquilo, diminuição da ansiedade e estimular o desenvolvimento motor e psicológico do bebê. Com toque suave e movimentos delicados, a Shantala é realizada em ambiente aquecido, agradável e com uma música suave de fundo para facilitar a interação. Todos os bebês podem receber a Shantala, até aproximadamente os três anos.
Essa técnica passa proteção ajudando na adaptação do bebê já que os toques fazem lembrar os movimentos intrauterinos de quando o líquido amniótico fazia suave massagem em seu corpo, assim como as suaves contrações. Realizada com gotinhas de óleo vegetal puro e natural para deslizamento, deixando a massagem mais suave, evitando atritos na pele sensível do bebê. Os movimentos tem uma direção certa a ser seguida, sempre do meio para as extremidades ou de baixo para cima, começando sempre do lado esquerdo indo para o direito, pois segundo a medicina oriental é neste sentido a energia do corpo humano.
Há estudos que mostram prematuros submetidos a técnica que ganham peso mais facilmente, além de diminuir o tempo de hospitalização, pois a massagem fortalece o sistema autoimune. Vale a pena reservar um tempinho no dia, para realizar a Shantala em seu bebê, conferir os resultados positivos e ter um laço de afeto em família.