shampoo
Professor Doutor: Carlos Delay
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
O shapoo está entre o mais utilizado para remoção de sujeiras do cabelo e do couro cabeludo, que vai além da sua principal funcionalidade. Muitos buscam formulações diferenciadas, mas é preciso analisar alguns fatores físico-químicos, como o volume e estabilidade da espuma produzida, o pH e a viscosidade e não é a toa que o Brasil ocupa a terceira posição de um dos maiores consumidores de produtos para o cabelo. O pH do cabelo está entre 5 e 6, e a acidez deve-se a quantidade de ácidos graxos produzido pelas glândulas sebáceas. O xampu deve ser utilizado de modo a controlar o pH do fio, caso contrário pode ocorrer mudanças, como em soluções muito ácidas ou muito alcalinas, promoverá alterações na fibra capilar, ou seja, ocorre a abertura das cutículas, deixando a cutícula com um aspecto áspero.
1.OBJETIVO
Manipular uma formulação de shampoo capilar.
2.MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
2.1 Para a manipulação foram necessários os seguintes reagentes:
300 ml de água, 9g de amida, 50 ml de lauril éter
Sulfato de sódio, pH ~5-6 (ácido cítrico), Quantidade suficiente de corante e essência e, Quantidade suficiente de espessante;
2.2 Foram utilizados os seguintes equipamentos:
Balança analítica;
2.3 E as seguintes vidrarias:
1 copo de Becker 600mL, 1 copo de Becker 250mL, 1 bastão de vidro, 1 proveta de 250 mL, 1 proveta de 50 mL 1 pipeta e, 1 espátula plástica.
3.PROCEDIMENTO EXPERIEMENTAL
Para o procedimento experimental, foi pesado na balança semi analítica o amido, e acrescido a água, vagarosamente pela borda do Becker e mexido calmamente com a espátula de plástico para não espumar, nas quantidades mencionadas no item 2.1.