Shampoo
Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences vol. 43, n. 2, abr./jun., 2007
Determinação da segurança biológica do xampu de cetoconazol: teste de irritação ocular e avaliação do potencial de citotoxicidade in vitro
Inara Staub1*, Áurea Silveira Cruz2, Terezinha de Jesus Andreoli Pinto3,
Elfrides Eva Scherman Schapoval1, Ana Maria Bergold1
Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 Seção de Culturas Celulares, Instituto
Adolfo Lutz, 3 Departamento de Farmácia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo
1
* Correspondência:
I. Staub
Faculdade de Farmácia
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Ipiranga 2752, sala 703
90610-000 - Porto Alegre - RS, Brasil
Cetoconazol é um agente antifúngico, que pode ser incorporado em diferentes formas farmacêuticas, como, por exemplo, xampus e cremes. O objetivo do trabalho foi avaliar a segurança biológica in vivo (teste de irritação ocular) e in vitro (teste de citotoxicidade) do xampu de cetoconazol degradado sob ação da luz. Para tanto, a formulação foi exposta à radiação UV-C (254 nm) e foram empregados dois métodos para a determinação quantitativa do cetoconazol: CLAE e ensaio microbiológico. Os resultados demonstraram alteração do cetoconazol em presença da luz – presença de picos secundários no cromatograma e diminuição da atividade antifúngica - entretanto, não demonstraram alteração na segurança biológica entre xampu de cetoconazol e xampu de cetoconazol contendo produtos de degradação.
Unitermos
• Cetoconazol
• Xampu
• Produtos de degradação
• Teste de irritação ocular
• Teste de citotoxicidade
E-mail: inarastaub@cav.udesc.br
INTRODUÇÃO
As infecções causadas por fungos estão entre as causas mais comuns de doenças cutâneas. Dentre elas, podemse citar as malassezioses, que são as formas clínicas da infecção causada pela levedura Malassezia: pitiríase (tinha)
versicolor,