SHAKEDOWN E BRAINSTORMING
1112 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALIJANDY BANG
LUCAS ADEMIR TRIDAPALLI
PRISCILA DA SILVA
THAISE LESSA DE OLIVEIRA
SHAKEDOWN E BRAINSTORMING
Itajaí
2015
Introdução
Existem várias maneiras de se avaliar, definir e agir em relação à qualidade, dentre todas estas maneiras, existem algumas que podemos considerar como métodos e até mesmo ferramentas no auxilio a gestão da qualidade.
Para que uma empresa possa produzir de maneira fluida e bem desenvolvida, é importante mensurar os objetivos, traçar as metas e, através deste norte, definir por onde começar e, desta forma, qual a melhor maneira de agir.
Para os casos em que, a qualidade a ser medida trata-se de um processo em equipe e, que a própria equipe tem abertura para opinar, um dos métodos mais eficazes seria o Shakedown e o Brainstorming, o primeiro por se tratar de uma visão ampla da equipe em relação aos processos, de modo geral e apurado, levando em consideração é claro a equipe e sua visão sistêmica, o segundo, por se tratar do método de soluções que, também por incentivar a equipe, melhor se encaixa como complemento ao de levantamento de problemas.
A seguir, todavia, aprofundaremos um pouco mais em como estes métodos são aplicados e porque são eficazes.
Desenvolvimento
Shakedown trata-se de, um método de solução de problemas de qualidade, consiste principalmente em identificar de maneira apurada as raízes dos problemas.
Na fase inicial de implantação do TQC (Controle de Qualidade Total), quando ainda não se tem os Itens de Controle, adota-se o shakedown simplificado, podendo assim levantar, cada item de controle cujo resultado não for o desejado.
O Shakedown é, basicamente, uma dinâmica de grupo entre os membros de uma mesma equipe, para identificar, avaliar e definir os principais problemas relacionados ao processo e ao produto sob a responsabilidade deles. Através desta análise de processos, é que se pode começar a ponderar as formas de corrigir os erros, trata-se