SGQ e Controle da Qualidade
É a administração da qualidade, que se entende por ser o atendimento e a adequação ao usuário/cliente de um determinado produto ou serviço, de uma organização ou empresa. Para que isso ocorra uma das ferramentas deste sistema é a padronização do serviço prestado, para que o resultado seja sempre o esperado pela gestão. Já o gerenciamento dessas padronizações visa à garantia de que cada colaborador, ao realizar as suas atividades, assuma com autoridade as responsabilidades de seu trabalho, os quais implicam o alcance dos melhores resultados pela empresa. Tais resultados são obtidos a partir do uso da ferramenta chamada controle da qualidade.
O objetivo dessa gestão é garantir que os objetivos definidos sejam alcançados, através do planejamento, organização, direção e controle do processo garantindo a sobrevivência da organização ou empresa e buscando sua constante evolução na administração.
Abaixo um fluxograma que define a atuação de um Sistema de Gestão da Qualidade e seu processo em busca de uma melhoria constante.
Controle da Qualidade
O controle da qualidade é uma ferramenta do Sistema de Gestão da Qualidade, que visa destacar os procedimentos necessários para a melhoria e controle das diversas atividades desenvolvidas por uma organização.
O controle de qualidade deve levar em consideração as expectativas e necessidades dos funcionários, fornecedores, clientes, comunidades e sociedade em geral.
Esse controle se aplica a todas as fases do processo criativo de um determinado produto ou serviço, o Controle de Qualidade tem influência em todas as fases, sendo fator determinante na qualidade final. Um bom produto, com elevado conceito de qualidade tem seu controle exercido na análise da matéria prima, inspeções durante o processo de fabricação e execução do produto/serviço, inspeção do produto/serviço final e análise das falhas ocorridas em seu processo de produção para que possa haver melhoria em cima das