SGBDOO - Uma Breve Descrição
Devido à necessidade de se trabalhar com dados e aplicações mais complexas, como (gráficos e imagens), começou a surgir em 1985 à ideia dos Bancos de Dados Orientados a Objetos (BDOOs). Esse modelo de banco de dados é a junção do modelo de dados tradicionais com a de programação orientada a objetos.
Os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Orientado a Objetos (SGBDOO) são sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBDs) que permitem para criar, manipular e gerenciar os BDOOs. Foram construídos para atender todos os requisitos que os BDOOs necessitam.
OS BDOOs são mais aproveitados em aplicações que utilizam de dados. Ele é mais conhecido e recomendado nas áreas espaciais, de telecomunicações, física, biologia molecular entre outras. Devido que oferece um aumento na segurança e se torna mais fácil à manutenção. Pelo fato de que como os objetos são modulares, podem ser feitas mudanças internas sem afetar outras partes do programa. Mesmo possuindo uma naturalidade conceitual maior e esta de acordo com as tendências das linguagens de programação e engenharia de software não teve um grande impacto nas áreas comerciais, mesmo sendo aplicados em algumas.
Os BDOOs possuem as mesmas características da programação orientada a objeto (POO), a herança, o polimorfismo e o encapsulamento, mas possui algumas diferenças, uma delas é que na POO os objetos são transitórios, isto é, só existem enquanto o programa esta em execução. Já nos BDOOs os objetos (dados) são persistentes, eles continuam existindo mesmo depois que o programa tenha sido encerrado e podem ser recuperados e compartilhados por outros programas. Outra característica do SGBDOO é que seus objetos possuem um identificador imutável que é gerado pelo identificador de objeto ou OID único gerado pelo sistema. Este identificador não é visível para o usuário externo, mas é utilizado pelo sistema para identificar e gerenciar cada objeto.
Hoje em dia