SGA UNISINOS
Atualmente vivemos com grandes problemas ambientais, fazendo com que os cidadãos se tornem cada vez mais exigentes, não só em relação à qualidade dos produtos e serviços que adquirem e lhe são prestados, estão mais consciente dos problemas ambientais, profissionais e sociais que podem resultar do exercício de atividades para a obtenção dos mesmos. A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos. Pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais custosos, como água e energia.
A ISO 14001 é uma das normas internacionais de caráter voluntário, desenvolvida para auxiliar a gestão das organizações a equilibrar seus interesses econômico-financeiros com os impactos gerados por suas atividades, sejam impactos ao meio ambiente ou consequências diretas para a segurança e a saúde de seus colaboradores. Ela especifica requisitos para que um Sistema de Gestão Ambiental capacite uma organização a desenvolver e implementar política e objetivos que levem em consideração requisitos legais e informações sobre aspectos ambientais significativos.
O atual Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos tem origem no projeto Verde Campus, aprovado em 1997. Um grupo de funcionários da universidade levantou questões ambientais como a coleta de lixo, o consumo de água e a preservação de áreas verdes. A partir daí, diversos projetos surgiram, sendo o primeiro deles a coleta seletiva de papel. Em pouco tempo, as atividades da equipe passaram a envolver praticamente todas as rotinas de gestão ambiental realizadas na universidade.
Em 2002 foi aprovado o projeto de busca da certificação ambiental do campus e iniciou-se uma nova etapa. A assinatura da portaria e da resolução pela reitoria do projeto ISO 14001, no ano seguinte, deu início às atividades de implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), como é conhecido hoje. Em 2004, a