SGA - Trabalho de Aplicação do Sistema em Comunidade
Poluição Atmosférica
A poluição atmosférica é o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos sólidos, líquidos, ou gasosos, provenientes, sobretudo da atividade do Homem. Os problemas mais graves de contaminação do ar surgem nas cidades e áreas com um grande nível de industrialização, embora cada vez mais se generalizem por todo o planeta, fato que merece a nossa preocupação.
Suas Principais causas são: A poluição do ar nas áreas urbano-industriais ocorre devido ao fato de estas regiões serem as que possuem mais focos de poluição, como os escapes dos automóveis (que emitem grandes quantidades de gases poluentes), os aquecimentos domésticos, os fumos industriais e outros, os incêndios florestais e as pulverizações com pesticidas nas áreas rurais. Outros fatores que também contribuem para a poluição atmosférica são: as características climáticas de cada região, a posição geográfica e os ventos dominantes.
Um exemplo de vento dominantes foi no caso da Bhopal na India(como vimos em aula) onde a contaminação foi acelerada por conta da direção do vento que jogava todo metil-asocianato, em direção ao vilarejo.
As principais conseqüências da poluição do ar são o aumento da temperatura global que conduz o efeito estufa, as chuvas ácidas e a diminuição da camada de ozônio. O aumento da temperatura global tem como conseqüências o derretimento dos glaciares o qual provoca o aumento das águas dos oceanos. O efeito estufa é uma conseqüência do aumento dos gases na atmosfera que retém as radiações da Terra. As chuvas acidas resultam da combinação do dióxido de enxofre ou outros gases provenientes das industrias com os vapores de água na atmosfera,quando atingem a superfície terrestre provocam a destruição das florestas,a corrosão dos monumentos alteração das características