sexualidade
Primeiras informações
Os primeiro contatos sexuais geralmente se iniciam na adolescência, onde se iniciam várias outra experiências nas quais descobrem novas sensações físicas e emocionais.“Em relação aos rapazes, nesta fase pode acontecer seu primeiro contato sexual que pode ser uma prostituta ou qualquer outra mulher. Embora seu interesse maior esteja voltado ao seu próprio desempenho, não vai perder a oportunidade de examinar a mulher ao vivo” (Içami Tiba, 1994).
Riscos e cuidados
Além de correr o risco de uma gravidez indesejada na adolescência, se o adolescênte não se cuidar também corre o risco de obter varias doenças sexualmentes transmissíveis (DSTs). Uma das formas de evitar que isso ocorra é principalmente usando preservativo, portanto é importante o adolescênte saber de sua importância e como usá-lo corretamente.
Mas é importante afirmar que nesta fase os adolescêmtes necessitam de orientação sexual, por causa de sua imaturidade e impulsicidade. Vale lembrar que não é so na escola que se deve ensinar, como também eles precisam da orientação da família principalmente ao que diz respeito aos riscos que se pode ocorrer.
Entre tanto não se deve cometer a imprudencia de associar sexo a doenças, pois assim corre o risco de causar traumas na sua vida adulta tanto emocional como afetivos.
A importância da família
Outra importante informação é que a família tem um importante papel sobre o desenvolvimento psicossexual do adolescênte, por exemplo para um adolescênte passar por todas essas fases tento uma família com sérios desequilibrios comportamentais, pode levar o adolescênte a cometer uma imprudencia muito grando, por exemplo, seguir o caminho das drogas, alcoolismo e da delinquencia juvenil, que poderam ter problemas ainda maiores ao decorrer do tempo.
Como ajudar os adolescêntes
É importante ressaltar que o melhor caminho para as famílias que estejam percebendo problemas comportamentais dos filhos adolescêntes é