Sexualidade
Representações Familiares nas Organizações
INFLUÊNCIA, SEXUALIDADE
REPRESENTAÇÕES FAMILIARES
ORGANIZAÇÕES*
E
NAS
Alain Robichaud **
Eduardo Davel***
RESUMO
E
ste artigo explora a maneira como as representações familiares e a sexualidade constituem o processo de influência das pessoas em linha de comando no interior das organizações. A vivência familiar é o fundamento da psique primária, da psique familiar e da sexualidade dos indivíduos que são constantemente reelaborados e experimentados quotidianamente na dinâmica dos grupos secundários e nas relações interpessoais no contexto das organizações. Em seguida, esse processo é ilustrado pelo estudo de dois casos: (a) os gerentes de um grupo numa instituição bancária no Canadá e
(b) os dirigentes e gerentes de uma empresa do ramo de alimentos no Brasil. Este estudo contribui para ume melhor compreensão das representações familiares em contexto organizacional na medida em que, além de serem determinadas pela sexualidade, elas conferem aos dirigentes e gerentes um repertório de significações que é utilizado e reelaborado para legitimar o exercício de sua influência.
RÉSUMÉ
D
ans cet article, nous explorons comment la vie familiale est la base de la psyché primaire, de la psyché familiale et de la sexualité des individus, lesquelles passent par un constant processus de réélaboration et d’expérimentation dans la dynamique de groupes secondaires et dans les relations interpersonnelles dans un contexte organisationnel. Ensuite, nous illustrons ce processus à travers l’étude de deux cas d’entreprise. Cette étude contribue à une meilleure compréhension des représentations familiales dans la mesure où en plus d’être déterminées par la sexualité, elles confèrent aux dirigeants et aux gestionnaires un répertoire de significations mobilisées et réélaborées pour justifier leur exercice d’influence.
*
Somos muito agradecidos aos professores Fernando