sexualidade
Betânia Diniz Gonsalves.
Claudia Mayorga Borges de Godoi.
RESUMO.
A sexualidade hoje gera medos, angustias, conflitos e vergonhas. Há a dificuldade de adultos em lidar com o tema.
A noção de sexualidade muito ampla.Vivenciamos no nosso dia-a-dia muitas dificuldades em tratar desse tema com os adolescentes.Sexualidade é um fator cultural,norteado por questões amplas e fundamentais: quem somos, que caminhos seguimos até chegarmos a ser homens e mulheres.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE E SOCIEDADE...
A sociedade determina tabus através dos meios de comunicação. Não existe uma única forma de vivenciar e conceber a sexualidade, existem diferentes concepções.
A sociedade estabelece formas, comportamentos, “estereótipos”.O que é ser homem e ser mulher, é útil questionar essa noção de gênero. Esse é um aspecto importante, o adolescente fixam-se nesses estereótipo, o que gera conflitos. É preciso enfatizar que isso não corresponde à realidade.
COISAS QUE A GENTE PRECISA SABER: CONCEITOS E “PRÉ-CONCEITOS...
Há uma vasta opção de temas.Deve-se adequar a escolha, ouvir o que lhes interessa, o que é necessário ao adolescente.Os temas se entrelaçam, não precisam ser tratados separadamente pelo educador, mas se faz necessária uma constante renovação.
É função do educador adequar a linguagem e a forma de abordagem ao tema, dinâmicas facilitam esse trabalho.Os adolescentes já possuem vários conceitos e valores que não devem ser nem superestimados nem subestimados.
SOBRE O DESENVOLVIMENTO AFETIVO SEXUAL...
Os adolescentes não são apenas um corpo em desenvolvimento.Eles vivem um crescimento emocional e intelectual, a interação com o meio é fundamental para que tenham uma compreensão mais completa do indivíduo.Crianças que recebem bons atendimentos as suas necessidades básicas são mais confiantes e seguras mas suas relações interpessoais, dão valor as suas experiências de prazer e procuram