Sexo na adolescencia
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS
CURSO: SERVIÇO SOCIAL PERIODO: 7º SEMESTRE
MODULO: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO LOCAL
DISCENTE:
MARIA LUCINEIDE C. DOS SANTOS RA: 175713 MARIA LUCINETE C.DOS SANTOS RA: 175716 IZABEL RA: 176723
RA: 175780
LABORATORIO DE PRATICAS INTEGRADAS
DOCENTES:
Marabá, Pa 9 de abril de 2012
Introdução
E sabido que as comunidades quilombolas são grupos sociais afrodescendentes trazidos para o Brasil durante o período colonial que resistiram ou se rebelaram contra o sistema escravagista e formaram territórios independentes, com os quais estabeleceram laços de identidade, relações territoriais específicas e ligadas à ancestralidade. Para compreendermos como vivem hoje essas comunidades a partir do vídeo sugerido relatamos nossas reflexões.
Aplicando o método de pesquisa qualitativa investigamos as características das comunidades quilombolas focando nossos questionamentos nas crenças, valores e hábitos desses povos uma vez que a partir de nossos estudos entendemos que a cultura e a identidade são aspectos fundamentais de uma comunidade, pois ela pode resgatar a auto estima do grupo provocando a emancipação do mesmo, enfatizamos então a importância do assistente social respeitar e fomentar essa cultura pois a necessidade de se conhecer profundamente a identidade cultural local e ponto de partida para o desenvolvimento.
As comunidades Quilombolas situadas na divisa de estados do Rio de janeiro e Espírito Santo apresentam as características herdadas de seus descendentes que cultivam até os dias atuais a agricultura familiar, baseada no cultivo de gêneros alimentícios como mandioca, milho, maracujá, abacaxi, a fabricação da farinha de mandioca ,beiju, rapadura melado, o preparo de alimentos como feijoada, frango caipira, peixes, canjica e a utilização de plantas medicinais. A preocupação em manter sua