Sexo, aborto e abuso na adolescência
Seminário Integrado
Sexualidade na Adolescência
Projeto do Trabalho:
1- O que será pesquisado? Sexo na adolescência.
2- Porquê dessa pesquisa? Para suprir a curiosidade dos jovens por ser um assunto de muita polêmica entre os mesmos, porém só de vergonha de perguntar sobre.
3- O que foi utilizado? Sites e livros.
4- Como foi desenvolvido? Através de pesquisas na internet, livros e pessoas.
5- Como será apresentado? Oralmente para os colegas
A sexualidade faz parte do ser humano e o caracteriza durante toda a sua existência. Não é, portanto, uma atribuição ou uma capacidade funcional, mas é a sua mobilidade substancial. Não há nenhuma passagem bíblica que fala explicitamente sobre o sexo antes do casamento. Trata-se de uma questão moderna. Da mesma forma a bíblia não que se pode fazer sexo antes do casamento. Dá, contudo, algumas indicações que precisam ser lidas com olhos críticos e sempre dentro da comunidade.
Abuso Sexual de Menores
O abuso sexual de menores corresponde a qualquer ato sexual abusivo praticado contra uma criança ou adolescente. É uma forma de abuso infantil. Embora geralmente o abusador seja uma pessoa adulta, pode acontecer também de um adolescente abusar sexualmente de uma criança. Num sentido estrito, o termo “abuso sexual” corresponde ao ato sexual obtido por meio de violência, coação irresistível, chantagem, ou como resultado de alguma condição debilitante ou que prejudique razoavelmente a consciência e o discernimento, tal como o estado de sono, de excessiva sonolência ou torpeza, ou o uso de bebidas alcoólicas e/ou uso de drogas, anestesia, hipnose, etc. No caso de sexo com crianças pré-púberes ou com adolescentes abaixo da idade de consentimento, o abuso sexual é legalmente presumido, independentemente se houve ou não violência real. Num sentido mais amplo, embora de menor exatidão, o termo “abuso sexual de menores”