sevila vs celta de vigo

3286 palavras 14 páginas
Os códigos são sistemas em que os signos se organizam. Esses sistemas regem-se por regras que são aceites por todos os membros de uma comunidade que usa esse código.
Convém no entanto distinguir código de comportamento (boas maneiras) de códigos significativos (o referido em cima). No entanto estão ligados, como é o exemplo do código da estrada que tanto é comportamental como significativo.
Bernstein diz que nenhum código significativo pode ser satisfatoriamente dissociado das práticas sociais dos seus utentes:

Características básicas de todos os códigos significativos:
1 Dimensão paradigmática – tem um número de unidades a partir das quais é feita a seleção.
Dimensão sintagmática – As unidades podem ser combinadas através de regras ou convenções.

2 Todos os códigos veiculam significado: as suas unidades são signos que se referem, por vários meios, a algo diferente delas mesmas.

3 Todos os códigos dependem de um acordo entre os seus utentes e de uma experiência cultural comum. Códigos e cultura inter-relacionam-se dinamicamente.

4 Todos os códigos desempenham uma função social ou comunicativa identificável

5 Todos os códigos são transmissíveis pelos seus meios e/ou canais de comunicação adequados.

Códigos analógicos e digitais
- paradigmas são compostos por unidades com uma semelhança geral, mas com características distintivas que as diferenciam umas das outras.
Dois tipos de paradigmas:
- Código digital: é aquele cujas unidades (sejam significantes ou significados) estão claramente separados.
- Código analógico: é aquele que funciona numa escala contínua.
Ou seja, no exemplo do relógio digital há a separação de um minuto do minuto seguinte, um relógio analógico tem uma escala contínua e só através da inclusão de marcas no mostrador se pode lê-lo digitalmente.
Códigos digitais são mais simples de compreender. Os códigos arbitrários são digitais e isso torna-os fáceis de escrever ou anotar. A busca de diferenças significativas ou de

Relacionados