severino sombra
Depois de conhecer a realidade dos alunos ele não ficou preso em currículo tradicional , baseado no conformismo ele deixa claro a importância de privilegiar também o interesse dos alunos e de motivar os alunos durante a caminhada para que assim possam alcançar sucesso tanto profissional como pessoal.Assim começa a criar uma nova concepção de educação.
È importante que o professor saiba despertar no aluno a curiosidade, a busca do conhecimento, a necessidade de aprender de forma crítica”.
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Desse modo, deixa claro que o ensino não depende exclusivamente do professor, assim como aprendizagem não é algo apenas de aluno, as duas atividades se explicam e se complementam; os participantes são sujeitos e não objetos um do outro.
O professor demonstrou-se no segundo momento do filme,depois de avaliar sua postura, mais sensível às dificuldades dos alunos e se encontrou como professor, passando a ver que todos são capazes de desenvolver suas habilidades, respeitando-se as diferenças, como foi o caso do aluno que ele treinou a tocar tambor para que não perdesse a vaga no time de futebol americano. Para que o professor chegasse a essa conclusão ele precisou interagir com outro profissional, o professor de Educação Física, este que lhe ensinou a considerar ainda mais o potencial das pessoas para uma determinada função. Com isso o filme retrata a importância de considerarmos o aluno como sujeito da educação, mas não obrigado a ser o que a escola deseja que ele