SEVCENKO Nicolau Oficial
Nicolau Sevcenko nascido em São Vicente (São Paulo) em 1952 formou-se em história na Universidade de São Paulo. Lecionou na PUC de São Paulo e na Unicamp. Atualmente é professor livre-docente do Departamento de História da FFLCH da Universidade de São Paulo, membro honorário do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Londres e membro do conselho editorial da revista Travessia publicado pelo Centro de Estudos de Cultura Latino-Americana do King’sCollege de Londres. Obras publicadas, A corrida para o século XXI (2001) literatura como missão (2003) Orfeu extático na metrópole (1992) história da vida privada no Brasil (vol. 3) (1998) – organizador das histórias para aprender a sonhar (1996).
A Corrida para o século XXI no loop da montanha- Russo Nicolau Sevcenko faz uma comparação reflexiva entre a montanha-russa e o século XX, mostrando que os dois possuem um ritmo bem parecido de grandes subidas no que diz respeito aos momentos dos grandes avanços tecnológicos e as descidas ao período em que não ocorreram grandes avanços tecnológicos. Mas logo depois temos a queda vertiginosa, que começou a ocorrer a partir de 1870 com a revolução cientifica tecnológica, trazendo a incorporação e aplicação de novas teorias científicas e junto delas temos a chegada da guerra que faz com quer essa montanha-russa tenha um efeito desorientador de aceleração extrema mostrando assim a velocidade com que chegamos ao século XXI, marcada por uma aceleração dramática no processo de transformações tecnológicas, mudanças econômicas, desigualdade entre grupos e sociedades, multiplicidade de crises, violência e a ameaças ao equilíbrio ambiental.
Diante disso vamos embarca nessa montanha russa marcada por grandes processos de aceleração continua e observar alguns pontos importantes do primeiro e segundo capítulo. No I capítulo são marcadas pela a aceleração