Seu modo de ensinar
9. O que alguns soldados disseram sobre o ensino de Jesus e por que eles não estavam exagerando?
9 Um segundo campo em que Jesus refletiu a sabedoria de Deus foi na sua maneira de ensinar. Em certa ocasião, alguns soldados enviados para prendê-lo voltaram de mãos vazias, dizendo: “Nunca homem algum falou como este.” (João 7:45, 46) Eles não estavam exagerando. De todos os humanos que já viveram, Jesus, que era “dos domínios de cima”, tinha o mais vasto cabedal de conhecimento e experiência. (João 8:23) Ele realmente ensinava de uma maneira que nenhum outro humano poderia ensinar. Vejamos apenas dois dos métodos usados por esse Instrutor sábio.
10, 11. (a) Por que ficamos maravilhados com o modo como Jesus usava ilustrações? (b) O que são parábolas e que exemplo ilustra que as parábolas de Jesus são um método de ensino muito eficaz?
10 Uso eficaz de ilustrações. “Jesus [falava] às multidões por meio de ilustrações”, nos diz a Bíblia. “Deveras, nada lhes falava sem ilustração.” (Mateus 13:34) É impossível não ficarmos maravilhados com sua capacidade inigualável de usar coisas do dia-a-dia para ensinar verdades profundas. Agricultores semeando, mulheres fazendo pão, crianças brincando na feira, pescadores puxando as redes, pastores procurando ovelhas perdidas — seus ouvintes tinham visto essas coisas muitas vezes. Relacionar coisas conhecidas com verdades importantes faz com que estas fiquem, quase que de imediato, profundamente gravadas na mente e no coração. — Mateus 11:16-19; 13:3-8, 33, 47-50; 18:12-14.
11 Jesus usava muitas parábolas, quer dizer, histórias curtas das quais se aprende uma verdade moral ou espiritual. Visto que é mais fácil entender e lembrar histórias do que idéias abstratas, as parábolas ajudaram a preservar os ensinos de Jesus. Em muitas delas, ele descreveu seu Pai com termos vívidos que dificilmente seriam esquecidos. Por exemplo, quem não entenderia o ponto-chave da parábola do filho pródigo: que quando alguém que se