setubal
A discriminação é o acto de considerar que certas características que uma pessoa tem são motivos para que sejam vedados direitos que os outros têm. Numa palavra, é considerar que a diferença implica diferentes direitos.
Discriminação positiva
Uma das formas de tentar combater a reprodução social das desigualdades é a discriminação positiva (por vezes designada ação afirmativa)
“A discriminação positiva significa recrutar ativamente pessoas de grupos previamente em situação de desvantagem.Por outras palavras, a discriminação positiva trata deliberadamente os candidatos de forma desigual, favorecendo pessoas de grupos que tenham sido vítimas habituais de discriminação. O objetivo de tratar as pessoas desta forma desigualé acelarar o processo de tornar a sociedade mais igualitária, acabando não apenas com desequilíbrios existentes em certas profissões, mas proporcionando também modelos que possam ser seguidos e respeitados pelos jovens dos grupos tradicionalmente menos respeitados (…)”
A discriminação positiva é apenas uma medida temporária, até que a percentagem de membros do grupo tradicionalmente exclúido reflita mais ou menos a percentagem de membros deste grupo na população em geral. Em alguns países é ilegal; noutros, é obrigatória.”
Nigel Warbuton,Elementos Básicos da Filosofia, 2ª edição,Gradiva,2007, Lisboa,pp, 121-122
Exemplos de discriminação positiva:
Alguns países, como os EUA, reservam uma determinada quantidade de vagas nas universidades públicas para alunos de minorias étnicas. No Brasil e em Portugal há leis que determinam que uma certa percentagem de vagas de cargos públicos seja para deficientes físicos.
A discriminação