Setores de um empresa
Função técnica ou de produção – a produção é definida como um processo pelo qual os insumos são transformados em produtos que vão atender as necessidades da sociedade. É a principal parte do trabalho dentro de uma organização. Quando uma empresa se dispõe a produzir alguma coisa, significa que ela desenvolveu um profundo conhecimento sobre seu produto final, tal como: características, técnicas, tipo de material usado, desempenho, utilidade, forma...
Esse conhecimento é o know-how da produção. A produção varia conforme a capacidade do mercado consumidor. Ao determinar a capacidade de produção devemos considerar o tempo de operação da fábrica, a relação unidades/horas, o volume de vendas esperado e a capacidade de produção de cada equipamento.
O Departamento de Controle de Produção ou DCP é o setor preocupado com os controles de qualidade do produto, da matéria-prima, dos custos na produção, programação e coordenação da produção. A administração da produção envolve três atividades básicas:
1 – especificar e acumular elementos de entrada, relativa aos recursos necessários para que a produção tenha um fluxo contínuo (garantir os equipamentos, instalações, matéria-prima, mão-de-obra...);
2 – instalação do processo de transformação, decisões sobre o tipo de processo, equipamento e máquinas a serem usados;
3 – coordenação e operação do processo produtivo. Aqui o objetivo é produzir de forma eficiente, incluindo as atividades operacionais: rotina de material, programação, divisão de tarefas... Essas três atividades básicas devem figurar no organograma da empresa de tal forma que permitam um perfeito relacionamento entre elas. Como a função de produção é uma das atividades principais na organização, a maioria das empresas contém uma diretoria de produção ligada ao presidente da empresa, para que as decisões sejam tomadas com rapidez.
Na produção, quando a demanda é flutuante (varia muito) têm-se três maneiras de contornar o