Setores da economia
1º Setor: Organizações Públicas
Na divisão das organizações quanto aos seus setores de atuação, temos no primeiro setor as organizações públicas, que fazem uso do dinheiro público para operarem. Seus funcionários, em regra, são servidores públicos contratados via concurso. O grande objetivo desse tipo de organização é servir á população do país em suas necessidades básicas, como saúde, educação, entre outras.
Ex.: Caixa Econômica Federal
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
2º Setor: Organizações Privadas
São organizações cujo capital (máquinas, equipamentos, edificações) é detido na sua maioria pelos agentes econômicos privados (as famílias ou indivíduos), onde o objetivo final é LUCRO.
Ex.: S.A(Sociedade anônima), LTDA (Limitada), Capital Fechado. 3º Setor
O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais que tem como objetivo gerar serviços de caráter publico.
Os principais personagens do terceiro setor são:
Fundações;
Entidades beneficentes;
Entidades sem fins lucrativos;
ONGs (organizações não governamentais), etc.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
• Princípio de planejamento
• Princípio de preparo dos trabalhadores
• Princípio de controle
• Princípio da