Setor Terciário - serviço, comercio e turismo
Setor terciário (também conhecido como setor de serviços) é aquele que engloba as atividades econômicas de serviços e comercio de produtos. É o setor que mais tem oferecido postos de trabalho, concentrando-se principalmente na prestação de serviços, pelo fato de absorver, no mercado informal, o desemprego criado pelos demais setores econômicos.
Turismo
O turismo é sem duvida uma atividade predominantemente relacionada ao setor de serviços. É um fenômeno que envolve diferentes setores em varias dimensões: social, política, cultural, ambiental e econômica.
O turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil. O setor turístico tem sido nos últimos anos e é uma tendência cada vez mais positiva para a economia do país.
As principais motivações turísticas são lazer, compras, repouso, esportiva, contato profissional, cientifica, cultural, religiosa e para tratamento de saúde. Em 2006, as atividades turísticas no Brasil geraram uma receita de R$149642 milhões. As atividades relacionadas ao turismo constituem-se, exclusivamente, de prestação de serviços e sua participação.
Balanço turístico:
POSITIVOS
NEGATIVOS
Criar riquezas e emprego
Aumento da produção de lixo
Aumento de receitas
Aumento da poluição
Desenvolvimento dos transportes
Degradação do meio ambiente
Melhoria da qualidade de vida da população
Perda de cultura
Baixo desenvolvimento
Aumento da criminalidade
Comercio e serviços
Esse setor de serviços corresponde à venda de produtos e aos serviços comerciais oferecidos a população, é um dos principais responsáveis pela economia nacional. Considerado um dos propulsores do desenvolvimento econômico dos pais, nos últimos anos o setor ajudou a aumentar a competitividade interna e externa, gerou milhares de empregos qualificados e acelerou o processo tecnológico.
Eles são tão presentes na vida dos brasileiros que o setor terciário corresponde a mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) –