Setor oureiro calçadista conforme a Apex Brasil
1874 palavras
8 páginas
Condições atuais do setor coureiro calçadista brasileiro em relação ao internacional, conforme a Apez brasil.Analisando o setor coureiro calçadista em relação ao mercado internacional, conforme a APEX Brasil, observa-se o surgimento de alguns países como importantes compradores, como o Peru, Equador e Colômbia, setor este que antes era dominado por Argentina e México que avançavam em suas compras.
Já as vendas seguem centralizadas na América Latina, porém distribuídas em mais países. De 2007 a 2012 a China consolidou sua primeira posição no ranking mundial de fabricantes de calçado, crescendo em média 7,5% ao ano, enquanto os italianos seguem em 2° lugar, porém com queda anual de 3,5%. Em comparação no mesmo período o Brasil teve complemento médio de 2,3%. O Brasil tem importante destaque na produção do setor coureiro calçadista, é constituído por aproximadamente 6 mil empresas, que empregam 210 mil trabalhadores, segundo as estatísticas oficiais, a capacidade instalada estimada gira em torno de 600 milhões de pares/anos, sendo 70% destinados ao mercado interno e 30% à exportação, chegando a faturar US$ 8 bilhões/ano. Com esses dados, o Brasil assegura a terceira posição na produção mundial de calçados, atingindo 570 milhões de pares correspondendo a 4,7 % da produção mundial que em 2000 foi de 12.125 milhões de pares. Analisando o setor coureiro calçadista em relação ao mercado internacional, conforme a APEX Brasil, observa-se o surgimento de alguns países como importantes compradores, como o Peru, Equador e Colômbia, setor este que antes era dominado por Argentina e México que avançavam em suas compras.
Já as vendas seguem centralizadas na América Latina, porém distribuídas em mais países. De 2007 a 2012 a China consolidou sua primeira posição no ranking mundial de fabricantes de calçado, crescendo em média 7,5% ao ano, enquanto os italianos seguem em 2° lugar, porém com queda anual de 3,5%. Em comparação no mesmo período o Brasil teve complemento médio