Sete Conflitos Atuais Causados por Diferenças Religiosas
Sete Conflitos Atuais Causados por Diferenças Religiosas
1º Ano de Direito
Grupo 1
Marcelo Donizeti de Freitas
Danila Ramos
Débora Wetterich
Cláudia Andrade
Roberlei Francisco
Gilson
Rodrigo Mendonça
Emersom Fabiano Lourenço
José Maria Tassi
Rodrigo Aparecido de Carvalho
Sete conflitos atuais causados por diferenças religiosas
No ano de 1999, líderes religiosos do mundo todo, se reuniram em Genebra, Suíça, a fim de assinarem o que foi chamado de Apelo Espiritual de Genebra.Este tratado estabeleceu três princípios fundamentais e exigiam o seu cumprimento nas relações entre os diferentes grupos religiosos no mundo.
1- A recusa de invocar um poder religioso ou espiritual para justificar qualquer tipo de violência,
2- A recusa de invocar uma origem religiosa ou espiritual para justificar a discriminação e a exclusão;
3- A recusa de explorar ou dominar os outros por meio da capacidade de força, intelectual ou espiritual persuasão, riqueza ou status social.
O Dalai1 Lama foi pregador convidado. Ele disse que aqueles que travaram uma guerra, em nome da religião, não conseguiram olhar para além de sua religião, para outras religiões que se opõem. Se eles fizeram examinar outras religiões, eles reconheceriam o mesmo desejo de transformação como em seu próprio.
“Não é suficiente para pertencer a uma religião, você tem que experimentar a espiritualidade, é como um remédio para curar doenças, mas não é suficiente para olhar para a medicina e falar sobre isso, você tem que ingeri-lo”.
Sabe-se que muitos conflitos não são gerados por líderes religiosos, e sim por seus seguidores desprovidos de habilidades ou até mesmos de vontades de respeitarem as diferenças ideológicas de cada crença ou religião contrárias aos seus costumes étnicos culturais.
A intolerância fundamentalista religiosa usa muitas vezes o nome de uma entidade, ou deus, que de uma forma distorcida, mal intencionada defendem interesses